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C//SUITE: Desafios e oportunidades estratégicas em empresas de cobrança

Quais são os desafios e oportunidades de uma empresa de cobrança para atingir o máximo de sua performance, crescer, reter talentos e prosperar?

Concorda comigo que a pergunta é muito ampla, abrangente e cheia de desdobramentos para respondê-la?

Sim, eu já imaginava, principalmente pelo fato que cada empresa de cobrança tem a sua realidade, vivência e histórico, e não menos importante, temos também vários fatores que influenciam direta e indiretamente como a economia, política, regulações e legislações.

O objetivo que trago com essa importante reflexão, e claro, sem querer aqui aprofundar em dados e números, até porque a grande maioria dos nossos executivos e profissionais do setor de recuperação de créditos os conhecem muito bem, é provocar algumas reflexões mais profundas, porém um tanto quanto básicas, e quebrando paradigmas que na maioria das vezes são deixados de lado por muitas empresas.

Algumas reflexões importantes:

  • O quanto estamos olhando para dentro do negócio, ao invés de somente olhar para fora? Fatores externos sempre existirão, mas os fatores internos estão nas nossas mãos…
  • O que pesa mais na balança, Tecnologia/Infraestrutura/Processos ou Pessoas?
  • Para apimentar um pouco mais a provocação acima, considere a Inteligência estratégica, gestão e visão empresarial. Qual papel na grande engrenagem da cobrança?
  • E agora, o principal para qualquer negócio e, principalmente, para o mundo da cobrança: resultados. Como garantir a entrega da performance máxima, crescendo, evoluindo e prosperando?

Bom, muita gente talvez partiria do pressuposto de dividir, setorizar os assuntos e tratá-los individualmente, até pelo fato de que cada ponto tem seu desdobramento, e não há problema nisso. Mas, neste artigo quero, além de provocar uma boa reflexão, colaborar com minha visão e agregar ao nosso ecossistema da recuperação de créditos.

E novamente faço a ressalva, não se trata de um artigo técnico, você que está lendo e provavelmente seja do mercado de cobrança entende bem tecnicamente do necessário, bem como aquele(a) que seja de outro mercado também. Aqui, vou por outro caminho, numa outra camada, que humanamente falando, pode e deve fazer a diferença nos resultados.

Eu começaria trazendo uma frase que foi muito dita numa série que assisti da Netflix chamada “Manifest”, essa frase é: Está tudo conectado…

Sim, está tudo tão conectado que muitos destes fatores, dentro de uma relação de interdependência, dependendo de como forem geridos, podem representar o sucesso ou fracasso de qualquer empresa, inclusive de uma empresa de cobrança, foco da nossa reflexão.

Penso que tão importante quanto você utilizar de todas as tecnologias disponíveis no mercado, ter processos bem definidos e uma grande infraestrutura, seja focar no pilar pessoas, até porque são elas, que por meio de todo esse ferramental, atuam para gerar os resultados esperados. Maximizando esse prisma, penso que devemos ter uma visão muito estratégica com as pessoas sob a ótica interna (Colaboradores, Encarreiramento, Diversidade, Respeito, Treinamento, Equidade, Desenvolvimento e afins), como sob a ótica externa (Clientes, Parceiros, Fornecedores, Devedores e afins).

O olhar para dentro significa entender e atuar para que todos (colaboradores) estejam em harmonia e sinergia para praticar os valores, visão e missão da empresa, que aliás não podem ser apenas um quadro bonito na parede ou uma arte bacana no power point, e que estas pessoas se sintam parte do processo e vislumbrem crescimento, evolução e capacitação por meio das várias ações e exemplos reais da companhia.

O olhar pra fora é tão importante quanto, dentro da ótica empresarial o foco nos clientes, parceiros e fornecedores é primordial, mas no nosso mundo da cobrança não podemos perder de vista o foco nos devedores, que são pessoas também, e mais ainda, são os clientes dos nossos contratantes, que embora estejam inadimplentes, não significa que deixaram de ser clientes, e nisso está um grande fator da nossa reflexão, pois de nada adiantará toda essa grande engrenagem, se não formos excelentes na hora da comunicação com o devedor.

Seja por meios digitais ou humanos, entendendo-o, não como número, mas como alguém que precisa ser ouvido e ajudado, ninguém se torna inadimplente porque quer, mas por sofrer inúmeras ações externas, como desemprego, aumento da taxa de juros etc., mas do lado de lá do telefone ou da tela, existe alguém que precisa da nossa Empatia.

Voltando aos pontos acima das reflexões, e por que não dizer, provocações, nos deparamos com a questão da Inteligência Estratégica com a qual gerimos a empresa, os indicadores e números do negócio, o poder de gestão que temos com as equipes e a visão empresarial apurada para conduzir a companhia ao crescimento, expansão e evolução dos colaboradores. Penso que são os catalisadores para conectar todos os outros pontos e com isso chegar ao nosso objetivo máximo que são os resultados.

Nesse momento me vem à mente a seguinte indagação…

Seriam os resultados o nosso principal objetivo ou a soma de todos estes fatores atuando em sinergia com gestão, visão e inteligência?

Na minha opinião, fico com a segunda parte, prefiro que o resultado seja a consequência de todo o processo, e não simplesmente única finalidade, pois assim significa que estamos praticando o olhar pra dentro e pra fora, com todos em sinergia, entregando o máximo de performance e fortalecendo a cada dia os laços de parceria com os contratantes do mercado.

E como a NWSoluções está inserida neste contexto?

Bom, para você que está lendo e talvez não nos conheça, antes de responder, cabe aqui uma rápida apresentação. A NWSoluções – Recuperação de Créditos é a empresa de cobrança especializada em Recuperação de Créditos do NWGroup.

Há 10 anos no mercado recuperando créditos para importantes credores, atua em toda a régua de cobrança, desde a esteira jurídica, pré-jurídica, amigável até a telecobrança, de maneira convencional e digital, com resultados exponenciais em carteiras com garantia e massificadas.

Ela possui abrangência nacional, expertise em cobrança, tecnologia de ponta, solidez e capital intelectual diferenciado.

Feitas as devidas apresentações, respondo: A NWSoluções está totalmente inserida neste contexto como um grande case de sucesso, não por estar totalmente pronta, perfeita ou gigante, mas por estar praticando a cada dia toda essa harmonia de fatores que com certeza a levarão para o status de uma das principais empresas de cobrança do mercado.

Para finalizar este artigo, e ainda utilizando a NWSoluções como referência:

o mercado no qual estamos inseridos se modificou, se profissionalizou e passou a separar bastante o “joio do trigo” na hora da escolha de seus parceiros de cobrança, claro que pela grande capacidade de entrega de resultados, mas também buscando empresas com alma, coração, profissionalismo, empatia, foco, solidez, e principalmente feita por Pessoas e para Pessoas.

Let’s fly Eagles…

C//SUITE, edição 09, por: Alexandre Caricati, Diretor Comercial da NWSoluções – Recuperação de Créditos, especialista em administração e tecnologia pelas Faculdades Oswaldo Cruz.

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