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C//SUITE: Profissionais de marketing como catalisadores da transformação empresarial

À medida que as empresas buscam se manter relevantes e competitivas, as transformações organizacionais se tornam cada vez mais necessárias. Seja na implementação de novas tecnologias, expansão para novos mercados ou na adoção de modelos de negócios disruptivos, essas mudanças exigem uma liderança estratégica forte. E é aqui que heads de marketing entram como aliados centrais.

O marketing tem a capacidade única de identificar oportunidades e entender as necessidades do mercado. Sua inclusão no início das transformações, garante uma visão orientada para o cliente, além da criação de estratégias que impulsionam o sucesso. Parafraseando nosso sócio, Fernando Cavalcanti: o sucesso de qualquer negócio é estar embasado em 3 pilares: gestão, processo e disciplina. E nós, especialistas do Marketing, temos a visão estratégica para que esses pilares sejam fundamentados.

De acordo com uma pesquisa realizada pela EY-Oxford, 67% dos líderes seniores passaram por pelo menos uma transformação de baixo desempenho nos últimos cinco anos, número preocupante, principalmente quando pensamos numa empresa em crescimento. A pesquisa afirma que o sucesso exige que nos inclinemos para emoções e ações muito humanas: liderar, inspirar, cuidar, capacitar, construir e colaborar.

O estudo também revela que colocar essas ações centradas no ser humano, pode aumentar a probabilidade de sucesso da transformação em 2,6 vezes.  A introdução embasada nesse estudo, sem dúvidas, tem um propósito: respaldar o já consolidado papel do Diretor de Marketing nas organizações, uma vez que os atributos de sucesso mencionados anteriormente, são habilidades que, regularmente, são praticadas por esses profissionais, sendo prontamente aplicadas às transformações multifuncionais.

Com isso, é possível capturar um valor mais amplo em toda a organização e elevar sua influência. Mas, esses “superpoderes” do profissional do marketing, podem ser sub -alvancados organizacionalmente e no contexto de sua capacidade de contribuir para a transformação em larga escala.

Os especialistas do marketing são os guardiões do branding e das informações valiosas sobre o comportamento do consumidor e das preferências de mercado e, naturalmente, possuem um conhecimento profundo do mercado, dos clientes e das tendências.

Ao envolvê-los desde o início das transformações organizacionais, é possível aproveitar essa expertise para identificar oportunidades, desenvolver propostas de valor únicas e garantir que as estratégias estejam alinhadas com as necessidades do público-alvo, seja ele interno ou externo.

Uma transformação bem-sucedida requer mais do que apenas implementar novas tecnologias ou processos. Ela envolve a construção de uma cultura orientada para o cliente, com uma mentalidade voltada para a excelência do atendimento e a busca constante pela sua satisfação.

Segundo uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review, os clientes que têm uma ligação emocional com uma marca têm três vezes mais probabilidade de recomendar a empresa e de permanecerem leais.

Com a experiência em criar conexões emocionais com os clientes, a área é capaz de liderar essa mudança cultural, garantindo que todas as pontas de uma empresa tenham o cliente como prioridade, impulsionando a inovação e diferenciação no mercado, se destacando de forma criativa da concorrência.

O Relatório de Marketing elaborado pela plataforma LinkedIn, por exemplo, reforça que as habilidades de marketing estão entre as 10 principais que as empresas precisam em seus funcionários, o que consolida, novamente, a afirmação:

Heads de marketing são catalisadores indispensáveis para a transformação empresarial!

Sua visão estratégica, conhecimento de mercado e habilidades em engajamento do cliente são essenciais para criar uma vantagem competitiva duradoura e garantir o sucesso das organizações no mundo empresarial em constante evolução.

 

 Camila Coré
 Publicitária, especialista em redes sociais e Head de Marketing do NWGroup.

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