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C//SUITE: Sem achismos ou partidos: como a tomada de decisão baseada em dados impacta no desempenho de um negócio?

Dados recentes, divulgados pelo IBGE, revelam que 48% das empresas brasileiras encerram suas atividades em até três anos, e, surpreendentemente, a principal razão por trás desse cenário desafiador é a falta de gestão eficiente. Esses números ecoam a importância crucial da gestão empresarial analítica, uma ferramenta que pode fazer a diferença entre o sucesso duradouro e o fechamento das portas.

A gestão empresarial analítica se estende a todos os setores, proporcionando uma visão clara e objetiva dos dados para informar decisões fundamentais. Ela é aplicável em todos os campos, da saúde à manufatura, varejo à logística. Em cada segmento, a análise de dados pode revelar ineficiências, antecipar demandas do mercado e melhorar a tomada de decisões estratégicas, ajudando a prevenir o fechamento prematuro de empresas.

Em 2022, o MIT realizou uma pesquisa com 179 empresas listadas na Bolsa de Valores, com o objetivo de entender como a tomada de decisões baseada em dados afeta a performance e produtividade das organizações. Os dados revelaram um aumento de 6% em produtividade em empresas data-driven, isto é, companhias que baseiam suas decisões em dados.

Atualmente, no Brasil, ainda existem muitas empresas com baixa maturidade em relação a gestão analítica, notando-se uma carência na conscientização sobre a importância de dados na tomada de decisões em uma organização – menos de 40% das companhias em todo o mundo utilizam a ferramenta. Não se trata mais de uma opção dispensar o “achismo” ao avaliar decisões importantes para o desenvolvimento e destino de um negócio, a transformação digital é constante, bem como a volatilidade do mercado.

A título de exemplo, muitos institutos e empresas especializadas em dados, têm produzido estudos que consolidam a influência positiva da gestão analítica para o crescimento de empresas. A BI-Survey, divulgou números que mostram que 60% das organizações globais que possuem alta performance também baseiam suas decisões em dados. Além disso, 70% das empresas data-driven têm 70% mais receita por colaborador, com 22% mais lucros, segundo relatório da Capgemini Research Institute.

Ou seja, a era de achismos nas decisões têm ficado para trás a cada dia. E não apenas isso. Seja em projetos, produtos, serviços e todo tipo de iniciativa/atuação de uma organização, só existe a possibilidade de entender o desempenho se for medido. Isto é, extraindo e analisando dados. Mas, para além de entender o que está acontecendo no negócio, os dados são excelentes aliados para “prever o futuro”, ou melhor, para prever tendências de mercado.

A realidade é: toda empresa passa por transformações e adaptações, mas ser capaz de identificá-las previamente é o que faz o negócio estar um passo à frente.

Todos os anos, presenciamos e ouvimos falar sobre tendências emergentes, e com o auxílio da perspectiva analítica, é possível estar mais próximo do que, de fato, está por vir, permitindo que o negócio esteja sempre à frente da concorrência, adaptando-se rapidamente às mudanças nas demandas do mercado.

Como implementar, na prática?

Executivos dos mais variados setores podem contar com o parceiro ideal atuando de ponta a ponta: embasando a tomada de decisões em dados concretos, apresentando informações reais que reduzem o risco de investimentos e medidas equivocadas, alinhando as ações da empresa com seus objetivos estratégicos. Tornando tangível a tarefa de antecipar cenários de riscos.

Seja em questões financeiras, regulatórias ou de segurança, as ameaças que aguardam o seu negócio no futuro, podem ser antecipadas. O gerenciamento de riscos, visto pela perspectiva da gestão empresarial analítica, poderá antecipar problemas potenciais, possibilitando que a organização tome medidas proativas para evitá-los ou minimizar seu impacto – sempre com base em dados concretos.

É indiscutível que os motivos para investir e ter a gestão empresarial analítica como aliada, não se resume apenas ao que foi mencionado até o momento, existe um leque muito grande que essa solução pode contemplar. Com ela, o negócio é atendido de ponta a ponta.

Essa, é a chave para sobreviver em um mercado altamente competitivo e, também, prosperar a longo prazo, evitando o destino de encerrar as atividades prematuramente.

É hora de abraçar a análise de dados como uma aliada vital na busca pelo sucesso empresarial sustentável!

C//SUITE, edição 007, por: Fernando Cavalcanti, economista e sócio do NWGroup.

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