array(0) { }
Voltar Blog

PLANEJAMENTO PATRIMONIAL: A CHAVE PARA PERPETUIDADE DO SEU NEGÓCIO! 

Hoje, no Brasil, 90% das empresas são familiares e, em sua maioria, encontram barreiras que impactam na continuidade do negócio. Tanto que 70% dessas empresas não perduram à geração do fundador e apenas 5% dessas empresas conseguem passar da terceira geração. E é aqui que o Planejamento Patrimonial entra como a chave para a preservação do negócio. Mas, quais os principais fatores responsáveis por impactar a perpetuidade de uma empresa? E, como fazer para preservá-la?

ENTENDA O PLANEJAMENTO PATRIMONIAL

É fato que o brasileiro não é um grande adepto em falar e, muito menos, planejar a sucessão. Sendo assim, a forma como lidam com o patrimônio, em linhas gerais, não inclui a adoção de uma organização patrimonial, tanto em relação aos bens particulares quanto da própria empresa. O ponto positivo é que o planejamento vem se popularizando e gerando uma mudança de mindset, ainda pequena diante da importância que se deve dar a essa questão, mas que já demonstra uma nova geração mais preocupada com o crescimento e o desenvolvimento de seu negócio. 

O planejamento patrimonial pode ser resumido como um conjunto de estratégias envolvendo questões societárias, sucessórias e aspectos tributários, com o objetivo de reorganizar e preservar o patrimônio familiar (indivíduo ou empresa familiar), visando garantir o bem-estar das gerações futuras e a perpetuação do negócio. 

Ou seja, são medidas de ordem preventiva adotadas pelos sócios e/ou pelo titular do patrimônio em relação ao destino dos bens, objetivando uma proteção patrimonial, o desenvolvimento de uma estrutura de sucessão, sem contar, na organização e na melhoria da gestão do patrimônio e do negócio.  

MAS, QUE TIPO DE ENTRAVES PODEM AMEAÇAR SEU NEGÓCIO?

Apenas 5% das empresas familiares conseguem passar da terceira geração. 

Um cenário que, sem dúvidas, é impactante! 

A maioria dessas empresas familiares, enfrentam barreiras que vão desde conflitos familiares, problemas com gestão que impedem o crescimento e a modernização do negócio, falta de harmonização entre os interesses dos sócios, incluindo a vulnerabilidade frente a acontecimentos não empresariais, como falecimento, divórcio e casamento de algum dos sócios. 

Tais fatores impactam diretamente as empresas familiares, impedindo a perpetuação do negócio, bem como a preservação do patrimônio familiar, resultando em um percentual extremamente baixo daquelas que conseguem se perpetuar por gerações. Contexto que reflete no empresariado, na economia e, principalmente, nas famílias que por anos despenderam tempo, dinheiro e sonhos em seus negócios.  

COMO O PLANEJAMENTO PATRIMONIAL É REALIZADO?

Cada caso é um caso! 

O Planejamento Patrimonial é projetado e adequado ao caso concreto, analisando a particularidade de cada indivíduo e/ou da empresa familiar. Portanto, para se ter um bom planejamento, conta-se com vários instrumentos legais, a fim de se obter um resultado eficaz e, sem dúvidas, a ferramenta mais conhecida é a famosa Holding. Ademais, o planejamento patrimonial pode abarcar também a realização de doações, elaboração de testamento, celebração de acordos e atas, além da criação de um conselho familiar.   

QUAIS AS VANTAGENS DE RECORRER AO PLANEJAMENTO PATRIMONIAL?

Você estará investindo na ampla preservação do seu negócio! 

As vantagens para a empresa familiar ou para o indivíduo e sua estrutura familiar ao optarem por um planejamento patrimonial podem ser inúmeras. Tais como: 

  • Proteção patrimonial; 
  • Prevenção de litígios;
  • Mitigação de conflitos familiares;
  • Facilitação e/ou Antecipação da Sucessão; 
  • Reorganização societária; 
  • Estruturação da administração e governança;
  • Possibilidade de diminuição da carga tributária. 

QUANDO E COMO COMEÇAR A INVESTIR NO PLANEJAMENTO PATRIMONIAL?

O quanto antes!

É de extrema importância ter em mente que se trata de uma estratégia PREVENTIVA, ou seja, é preciso se atentar ao timing correto! E qual é o timing?  

O quanto antes! 

Estamos vivendo em uma sociedade que, cada vez mais, anseia por resultados positivos, por uma gestão eficaz e que objetiva proteger o seu negócio e patrimônio. Neste sentido, o Planejamento Patrimonial surge como a chave para a perpetuação desses negócios, além de uma ferramenta indispensável para a preservação do patrimônio. 

Mas, é preciso se atentar ao momento certo e não aguardar o surgimento de problemas ou conflitos para recorrer a ele. Se você quer entender melhor sobre como e quando investir no Planejamento Patrimonial, entre em contato com nossos consultores especializados. Estamos à disposição para esclarecer suas dúvidas! 

Compartilhe:

LinkedInWhatsAppFacebook
Voltar
Pular para o conteúdo